sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ar, Fogo, Água e Terra; Os quatro Elementos da Magia.

296130_10151416887856150_827837976_n

Presentes no nosso dia-a-dia, estas forças dão-nos acesso ás usas forças.
Ar, Fogo, Água e Terra são os quatro elementos básicos que se encontram comummente em vários sistemas de magia, e que se encontra muito no misticismo Ocidental, por exemplo na Astrologia. Em Alguns sistemas o numero de elementos varia entre os quatro, cinco, sete, nove, dez, onze, etc.
Aqui serão analisados e dado a conhecer estes quatro e as suas características. Tanto que são de mais fácil compreensão e já servem de apoio para o nosso trabalho magistico.
Ao sabermos as qualidades de cada elemento poderemos então elaborar formulas mágicas para fins mais direcionados para a verdadeira vontade e com elementos que promovam uma melhor ligação com essas forças. Certas Ferramentas Mágicas têm sempre uma ligação com um elemento, logo para podermos direcionar podemos fazer uso de determinada ferramenta, etc. Por exemplo: o mesmo elemento poderá ser usado para ativar essa força: água para activar a Água ou forças Aquáticas; Fogo para activar o fogo ou forças Ígneas; Ar para activar o Ar ou forças Eólicas; Terra para activar força Telúricas.
Também alguns Seres de outras dimensões/realidades estão associados a alguns elementos pois sua forma de ser emana caraterísticas vincadas em alguns elementos

ar_grandeAr ou elemento Eólico

Este elemento está ligado com as ideias, processos mentais, comunicação, mudança, o movimento, conhecimento/sabedoria/estudos, liberdade, etc. É masculino, seco, expansivo e ativo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos.
O ar governa o Este pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e consciencialização. Cor que o representa é o amarelo do sol e do céu na aurora.
Aconselhado para feitiços e rituais que direcionados para viagens, estudos, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Pode ser usado para ajudar desenvolver de faculdades psíquicas. Alguns Feitiços com o elemento Eólico incluem o ato de deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que se conecte fisicamente com o elemento.
Pontos de força: Topo de montanhas de serras, praias ventosas, edifícios altos, aeroportos, escolas, bibliotecas, escritórios, agências de viagem.
Aplicações Magisticas: processos mentais, intuitivos e psíquicos, o conhecimento e estudos, aprendizagem abstrata, o vento e a respiração, inspiração, a audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagens, liberdade, verdade, encontrar coisas perdidas, telepatia, memória, desenvolver compreensão, conhecer os segredos de desencarnados, meditação, discussões, começos, iluminação, adivinhação, concentração, visualização, profecia, magia do vento, karma, velocidade, olfato, audição, etc.
Ferramentas Mágicas: Incenso e Óleos Essenciais, Athame, Espada, Diário Mágico, Pêndulo, Cartas e Tarot, Lápis e Caneta, Runas, visualização criativa.
O ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias.

fogo_grandeFogo ou Elemento Ígneo

Este elemento está ligado à força masculina, ao impulso da vida, à paixão, à transmutação, força de vontade, a sexualidade, da conquista, desporto, acção, destruidora, limpadora, energética, etc. Representa o fogo sagrado do sexo, a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas.
A Magia do Fogo pode parecer assustadora porque os resultados manifestam-se de forma rápida e espetacular. O elemento Ígneo é uma força avassaladora e incrível. A sua força é chamada a Sul, pois é de lá que vem o Calor. Suas cores é vermelho e outras cores produzidas por chamas.
Pontos de Força: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir (devido ao sexo), saunas.
Aplicações Mágicas: tempestade, tempo e estrela, queimar, magia com fumo ou derreter objetos, velas e pequenas fogueiras; Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, auto-conhecimento, poder, etc.
Ferramentas Mágicas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados.

120px-Alchemy_water_symbol.svgÁgua ou Elemento Aquático

Este elemento está ligado à força feminina, intuição, magia, da mente subconsciente, do amor e todas as emoções, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento. Assim como a água é fluida, em constante mutação, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções. A água é o elemento da absorção e germinação. O subconsciente é simbolizado por este elemento, pois está sempre em movimento, como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia. Será de grande proveito para o Mago apaziguar esse mar.
Pontos de Força: lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, o oceano e as marés.
Aplicações Mágicas: Magias com Mar, gelo, neve, neblina, espelho, imã, chuva, emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.
Ferramentas Mágicas: Água, Cálice, caldeirão, espelho, o mar.

Earth-symbolTerra ou Elemento Telúrico

Este elemento está ligado à fertilidade, à criação, à estabilidade, harmonia, à solidez, ao lar, humidade, a gravidade é a manifestação desse elemento. Está ligado à dimensão que estamos conscientes, ao plano físico. A Terra é o reino da abundância, da prosperidade e da riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apoiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria. Também é sustentadora das forças da natureza.
Pontos de Força: Cavernas, vales, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, caves, minas, buracos, tocas, montanhas.
Aplicações Mágicas: Magias de enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar pela natureza e visualizar o que se deseja, para o corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino.

 Fonte: http://cosmopaganismo.wordpress.com/2013/06/29/ar-fogo-agua-e-terra-os-quatro-elementos-da-magia/

Nenhum comentário: